domingo, 29 de julho de 2007

I was a teenage air conditioner


23 graus centígrados.

Eu poderia dizer que lamento muito, e sei como deve ser difícil ter um cérebro que não sabe quando produzir serotonina e outras substâncias importantes, nas quantidades e momentos certos.

Mas não vou dizer isso, lógico.

Porque eu não tenho a MENOR idéia de como deve ser isso. O meu nível de empatia é absurdamente baixo e eu não consigo me colocar no lugar das outras pessoas, muito menos sentir seus problemas.

Mas o fator mais importante para que eu não consiga entender é que simplesmente meu humor praticamente não varia; como todo cara tosco, eu só tenho dois estados distintos de humor: normal e puto. Se as coisas estão como eu quero, então eu me sinto normal. Se algo sai do lugar e atrapalha minha vida, então eu fico puto, e vou matar quem precisar pra que as coisas voltem ao normal.

É pouco humano e tals... às vezes eu me sinto como um aparelho de ar condicionado regulado pra 23 graus: se o ambiente está na temperatura certa, eu desligo e não faço nada, perdido em minha satisfação homeostática. Se a temperatura do ambiente fica fria ou quente demais, eu ligo e me mexo pra fazer as coisas voltarem aos tépidos e confortáveis 23 graus. Mas veja, no meu caso a variação de humor é sempre causada por fatores externos. O que parece ser radicalmente diferente da sua condição, segundo algumas coisas que li por aí em minhas explorações internéticas:

You ever get so tired you feel like you're going to rot? Like pieces of you are going to just fall off, hunks of green, spoiled muscle slapping to the floor until you're nothing but a wet, unmoving pile on the carpet?

Depression is like that. For me, anyway. Just... tired. Days on end. Tired all over. Tired down to the bones. Tired in the way the Michelin man is tired. Too tired to shower. Too tired to watch TV. Too tired to get hungry. Too tired to think. I get like that. I've been like that for five straight days now.

Now, somebody's going to ask down in the comments what I have to be depressed about. That's a common source of confusion, because we use the same word "depression" to describe two totally different (and often unrelated) things: one is being really sad, like after your dog dies. The other is an actual medical problem that people often treat with medication. The ones that don't, often treat it with alcohol or a bullet through the skull.


Eu entendo a DESCRIÇÃO do estado, mas isso não faz nada para que eu realmente entenda o ESTADO em si. E como parece que nos encontramos em extremos opostos do tema “variação de humor”, qualquer conselho meu sobre sua situação provavelmente soaria como uma piada de mau gosto, na melhor das hipóteses.

Portanto, a única forma de ajudar e mostrar minha simpatia, é prometer que não vou dizer que isso é culpa sua, e que você devia mudar de vida pra ser mais feliz. Pronto, não disse.

Atillah.

2 comentários:

Anônimo disse...

O título ficou simplesmente genial.

Atillah disse...

ty, anônimo. I do my best.