segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A "verdadeira felicidade"

Conseguimos uma "grande" vitória -- casa, carro, emprego -- e logo ansiamos pela próxima. Ter, ter ter -- corre, ratinho, que a vida é curta.

O engraçado é que eu sempre vi meu pai batalhando centavo por centavo, para nos dar uma boa vida (até quando ele ainda realmente me tratava como filha, claro) e, creio eu, para engrandecer um pouco sua vaidade. Eu me lembro de vê-lo contando todo pomposo para o irmão que tinha colocado as duas filhas num colégio interno do Paraná, cujo valor da mensalidade per capita daria prá sustentar facilmente uma família de 3 ou 4 pessoas.
Daí ontem, jogando conversa fora no MSN com o velho...

Marcos: É Bel, tem que ver direito se vc ainda quer mesmo fazer jornalismo..então vai ter conciliar: Trabalho, local que tenha faculdade e trabalho...e que seja do teu agrado.
bel: não, acho que jornalismo não é mais meu foco. cansei de correr atrás de sonho, agora quero dinheiro
bel: money moves the world, right?
Marcos: Bebelllllllll dinheiro não é tudo, hem???
bel: eu sei, mas atualmente é
Marcos: NÃOOOOOOOO BEBELLLLL, me preocupei tanto em ganhar dinheiro um tempo...ter o melhor carro que pudesse ter a casa mais bonita, camisa com jacarezinho.... (referência às camisas Lacoste, que era o que ele exclusivamente usava nos tempos de fartura) e outras coisitas....será que valeu a pena??? Não estou te dizendo que não é importante, mas não pode ser o MAIOR objetivo, entendeu?
bel: atualmente, é questão de conforto puro. e como nada cai do céu, vou ter que chutar algumas bundas prá recuperar o nível que a gente tinha
bel: o sonho fica prá depois
Marcos: Bebel!!!
Marcos: Tenho tanto pra te falar sobre estas coisas, mas não vai ser por aqui....e claro vc teria que ter disposição para ouvir, senão seria eu te encher a paciência de novo, mais uma vez, novamente...etc e tal. não quero falar parecendo que é sermão, se for possível, claro!! Na verdade eu torço é para que vc faça as melhores escolhas e encontre a verdadeira felicidade....
bel: eu preciso de ESTABILIDADE atualmente
bel: felicidade depois
Marcos: Então tá....
bel: vc sabe disso, oras. e vc tbm sabe que se eu falasse "pai, vou correr atrás do meu sonho", você ia falar "tem que se preocupar com o dinheiro"
Marcos: Claro Bebel...eu te disse que é importante, mas em tudo tem que haver equílibrio, se tiver que chutar alguém pra ter dinheiro, ou dinheiro a qualquer preço, ou se eu não tiver o carro X não serei feliz....é sobre este ponto que é necessário haver ponderação e avaliar o que é que realmente vale a pena.

É uma pena que não houve tempo para que ele me explicasse no que consiste a verdadeira felicidade. Termo forte, esse. Me fez pensar se, de fato, existe uma verdadeira felicidade. Existe?
Todas essas questões que você e o Atillah apontaram não deixam de ser tão abstratas quanto um Miró de cabeça prá baixo, mas o que não é? e isso me deixa PUTA DA CARA. Céus, existem umas coisas tão complicadas!

Abderramão III reinou 50 anos sobre a Península Ibérica e, segundo fontes confiáveis (wikipedia), ele "é considerado o maior e mais bem sucedido dos príncipes da dinastia omíada na Península Ibérica". Ainda assim, eis aqui a primeira citação que encontrei referente ao mocinho:

I have now reigned about 50 years in victory or peace, beloved by my subjects, dreaded by my enemies, and respected by my allies. Riches and honors, power and pleasure, have waited on my call, nor does any earthly blessing appear to have been wanting to my felicity. In this situation, I have diligently numbered the days of pure and genuine happiness which have fallen to my lot. They amount to fourteen.

Se prá ele é difícil assim, imagina para os meros mortais...
Enfim, eu não vou delongar essa discussão porque, apesar de ser um assunto que muito me interessa, é um tema que vocês dois já matutaram bastante sobre nos arquivos do blog. E como não tenho nada a acrescentar além de perguntas que possivelmente não possuem resposta, posso dizer que a felicidade HOJE consiste em chegar na faculdade, ver que não tem aula (YAAAY!), voltar prá casa e postar em um blog tomando ChocoLeco, enquanto esquento meus pés na minha bichon havanês peludinha e pensando que hoje será um bom dia. Não sei da verdadeira felicidade, mas essas coisas pequenas me deixam feliz.

E quanto ao valor construtivo e prazeroso que as pessoas e relações têm sobre nós, concordo plenamente com vocês dois. Só não sou tão boa assim com metáforas envolvendo empresas e ostras e bicicletas vermelhas.
Serve eu comparar pessoas a árvores carregadas de frutos? Que você pode se... nããão. Vou deixar as metáforas prá vocês dois, eu me sentiria bastante constrangida perto da engenhosidade de vocês.

.
X., aguardo ansiosamente a sua epopéia de gata borralheira às avessas sem fada madrinha nem bibbidi-bobbidi-boo nem carruagem nem baile do príncipe nem irmãs malvadas com pés maiores que os seus. Puta merda... vida real, VOCÊ FEDE.

xoxox

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Infelizmente não posso responder ao seu post com a velocidade que gostaria -- hoje é dia de mostrar serviço nesta cidade onde todo dia é Dia da Marmota -- mas NOSSA:

Supercalifragilisticexpialidousous esse post. PUTAQUEPARIU. Daquele que deixa o cérebro molhadinho.

Acho que jamais conseguirei parar de celebrar a chegada da Bel na minha vida.

Cheers, woman!

--X. =)

Bel disse...

cérebro molhadinho, HAHAHAHA. céus, vou adotar essa na minha vida.

take your time about it, dear. eu demorei quase uma semana pra escrever de volta!
(só não demore taaanto, porque estou realmente curiosa sobre a epopéia).

nós duas combinamos mais que coca com vodk... presunto e queijo, fala sério.

kisses, darling!

Bel disse...

eu postei um texto estilo "oh shit" ontem, mas deletei hoje cedo, temendo uma exposição desnecessária e... constrangimentos posteriores. você chegou a ler?

;*