segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Electric Sheep


Ei.

Vocês já assistiram Blade Runner?



Bom, na verdade isso não interessa. Sabem o que interessa? ANDRÓIDES. Em Blade Runner existe um grupo deles que basicamente são o pináculo da simulação humana. Tão perfeitos que, por cagaço, seus fabricantes acharam melhor programar os andróides para "morrer" em 4 anos. More human than human, como diria a música do White Zombie:

Yeah, I am the ripper man,
A locomotion mind,
Love american style -yeah
I am the nexus one,
I want more life,
Fucker I aint done - yeah


(CARALHO, acabei de descobrir que a música é baseada no filme.)

E quando os andróides descobrem que seu pequeno tempo de vida está chegando ao fim, eles têm uma reação muito humana mesmo: ficar puto pra caralho. Eu ficaria puto pra caralho.

Eu fico puto pra caralho.

Porque, sabe como é, nenhum de nós aqui sabe de verdade quanto tempo tem e tals. Aliás, quem me garante que eu não sou um andróide? Já ouvi de várias pessoas que me faltam muitas emoções humanas e que, basicamente, eu sou um filhadaputamotherfuckerinsensivel. Vai ver eu sou um andróide. Em Blade Runner, os andróides eram identificados pela resposta emocional diminuída. Caralho, eu sou um andróide que funciona a 23 graus centígrados. Se foder. Eu sou um andróide:

"I Want more life, fucker"

É isso que o andróide do filme diz quando encontra seu criador, que lhe deu uma vida tão curta por simples CAGAÇO. Cara, como eu queria que o unicórnio de vocês duas existisse, só pra apertar uma mão no pescoço dele e dizer ME DÁ MAIS TEMPO, SEU FILHO DA PUTA. Porra, eu tenho tanta coisa pra fazer aqui. Seu cagão, por que me fez assim? Você tem medo que eu me divirta tanto, que eu aprenda tanta coisa, que eu veja mais do que devo, que eu entenda o seu plano incompreensível, que eu acabe melhor e maior do que você?

Mas é claro, unicórnios não existem. Desculpa aí. Fico até triste por vocês, que gostam de acreditar em unicórnios e tals. Por mim tanto faz. Além de andróide eu sou niilista, vocês sabem.

E daí né, que o andróide-mor vai morrer no filme. E ele tá quase matando o Harrison Ford, que é o caçador de andróides. Só que o Harrison Ford quase vai pra fita, caindo do alto do prédio, e o andróide segura o Ford, puxa ele pra cima, solta ele no chão, senta e fala:

I've seen things you people wouldn't believe.
Attack ships on fire off the shoulder of Orion.
I watched C-beams glitter in the darkness at Tannhäuser Gate.
All those moments will be lost in time like tears in rain.
Time to die.


Um andróide que em quatro anos de vida viu mais coisas, experimentou mais, sentiu tudo mais intensamente, VIVEU mais que todos os ZUMBIS que ficaram na Terra, com suas vidas de 80, 90, 100 anos. Não é a metáfora perfeita da condição humana? Caralho, eu sou um andróide. E se eu tenho mesmo algum arrependimento, se alguma lágrima sobra pra rolar, ela vai se perder na chuva, e ninguém vai perceber. E minha única preocupação é viver um pouco mais do que quatro anos, pra que eu possa contar, e compartilhar, e viver novamente tudo que eu vi com outras pessoas que levarão esses momentos adiante. E eu carrego parte delas comigo também. E é isso que dá pra fazer de melhor em quatro anos. A única maneira de se tornar imortal é permanecer na lembraça dos outros, e fazer parte da vida delas até que os quatro anos delas terminem também. Nós TODOS só temos quatro anos. Talvez um pouco mais do que isso, mas no fim das contas, sempre vai ser pouco. Porque não é pra sempre.

Muitos de nós nem mesmo são humanos, que dirá andróides. A maioria é só um bando de ovelhas que se mistura no rebanho. Ovelhas funcionando à base de estímulos elétricos, sua televisão permanentemente ligada na tomada, o celular com a bateria que nunca termina, o rádio do carro ligado no engarrafamento. Impulsos elétricos que empurram a ovelha adiante. Ovelha elétrica:

Time to die.

Game over, pequena ovelha. Tem certeza de que os quatro anos foram bem-aproveitados?

Sometimes, i dream of electric sheep.

love grace tolerance

Atillah

3 comentários:

Anônimo disse...

Awesome é quem me diz!

Se você é andróide, fica a pergunta: você VIBRA?

Molhadinha,

--X.

Bel disse...

HAHAHAHAHA!

caso você VIBRE, tô na fila (bem atrás, quase encoxando a x.).

Atillah disse...

Assim vocês me deixam encabulado.