quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Pós-hiato

Esse fim de semana eu saí de casa sábado, enchi a cara e voltei prá casa às 7 da manhã. Deitei na cama pensando: "porra, amanhã tem a merda do ENADE". Acordei obrigada às 11h, com o excesso de vodka martelando na parte de trás da minha cabeça, fumei uns três cigarros, tomei banho e fui xingando da minha casa até o local onde eu faria a prova da merda do ENADE. Ainda meio bêbada, de péssimo humor, com a cabeça fervendo de coesões, coerências, concordâncias, interpretações, enfia o poeta fingidor NO CU e todas essas merdas que são de praxe na merda do ENADE, lembrei do blog no meio da prova.

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.


Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos, achei que isso sintetizou tão bem o Saussureando. Nossa relação, aqui dentro, baseia-se muito em pontos de vista, afinal, é o que temos nas mãos. Palavras distantes digitadas, pensamentos sinônimos ou antônimos que gostamos de colher um da árvore do outro (eu já mencionei meu problema com metáforas do reino vegetal, né?), é tão bela essa construção sobre idéias, pensamentos e palavras... do meu ponto de vista, claro. Outras pessoas achariam tudo isso uma enorme bobagem.

Eu gosto de tentar ver pelos olhos dos outros; veja bem como nossos irreversíveis, cara X., nos construíram a ponto de me reconstruir só de vomitar alguns fatores que criaram meu ponto de vista em cima da sua blusa nova. É uma merda, essa coisa de pensar os fatores que te construíram como você é hoje.

Sabe que eu tenho uns diários. Desde que eu tinha uns 12 anos eu registro o que penso, e é infinitamente engraçado ver como eu sou uma pessoa diferente do que eu escrevia no diário de capa laranja do que eu escrevo agora no meu "diário" de fundo bege e fonte Georgia. Fato: são pessoas diferentes. Mas, ôpa!, ainda sou eu.
Parece que a gente vai girando com o mundo, e passa ver os mesmos objetos com outros olhos. Se você vê um pato de costas, ele parece um espanador. Se vê de frente, parece um pino de boliche com bico. Ok, I'll quit the drugs.



Pino de boliche.
*segura o pato*
To be or not to be?

Do mesmo jeito que um mesmo homem não toma banho duas vezes no mesmo rio, não vê o mesmo objeto duas vezes com os mesmos olhos. Estamos sempre em rotação, mas que merda de mudanças irreversíveis e inevitáveis -umas mais brutas que as outras- das quais não podemos desviar. Tô meio agressiva com esse alcool na mente, perdoem-me.

Espero de todo coração que seja algo que compense o rebenque nas mãos do capataz, como um jogo de Tupperware ou de panos de prato com citações bíblicas para cada dia da semana., e sua ironia enche meus olhos de satisfação.
Só sei disso: nem a pau que eu vou cantar enquanto meu útero implora por uma cicuta on the rocks, isso é um ponto de vista tão Poliana que chega a ser incompreensível prá minha pessoa, e olha que eu sou a compreensão em pessoa. Nascemos como somos ou nos tornamos o que somos? Gee, eu poderia criar musgo enquanto penso prá responder isso.



Não posso escrever mais enquanto não digerir direito essa auto-própria-pergunta à minha pessoa mim mesma.

Criando musgo,
Bel.

--------
Update do dia seguinte:

Pato? PATO? Deus do céu, de onde tirei isso?
Esse é o tipo de raciocínio aleatório e sem razão de ser que surge de vez em quando. Do tipo "bolonhesa é uma palavra gorda" e "fusquinhas brancos parecem suspiros", mas achei tão bonitinha a foto que vou deixar.

Esqueci de mencionar também que estou rezando pela alma do seu porquinho. Titia me disse que "dinheiro na mão é vendaval", então, pelo menos que uma parte fique segura dentro do pâncreas do seu porquinho.

Mi español es una mierda, portanto, yo pude compreender (menor idéia de como se fala "compreender" em espanhol) mucho poco de los perros. O pouco de espanhol que tenho utilizo para decifrar frases profundas como:
Molestando niños muertos me da ereccion.
Só esse tipo de pensamento prá ser pior que patos e pinos de boliche, mesmo.

Sim, e depois de emusgar um bocado, acho que a resposta prá minha auto-pergunta é: um pouco dos dois. Concordas?

Nenhum comentário: